terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mundial de 1934: Curiosidades


  • O Uruguai, campeão da edição anterior, não defendeu o seu título por ressentimento dos europeus, que não tinham aderido ao 1º mundial em 1930.
  • O jogador Luis Monti, campeão pela Itália, é o mesmo Monti que foi vice-campeão pela Argentina quatro anos antes. Descendente de italianos, ele foi para a Europa a convite de Mussolini, que queria reforçar a Azzurra com sul-americanos filhos de italianos. Pelo mesmo motivo, o ex-corintiano Filó também defendeu a seleção italiana, usando seu sobrenome Guarisi. Com isso, ele se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de futebol. Além de Monti e Guarisi, a seleção italiana contava com os naturalizados Enrique Guaita, Raimundo Orsi e Attilio Demaría, ambos argentinos. Demaría, como Monti, também defendera a Argentina em 1930, mas em ambos os Mundiais não chegou a jogar nas finais.
  • Apesar de ser sede do Mundial, a Itália teve de disputar as Eliminatórias onde venceu a Grécia por 4 x 0 em Milão.
  • A Palestina disputou as Eliminatórias. Na época, Israel ainda não havia sido criada e a Palestina era uma nação de árabes e judeus. Porém, apenas os judeus integraram a seleção que foi eliminada pelo Egipto.
  • Como o Brasil, a Argentina também foi para a Itália com uma selecção fraca. Os grandes clubes do país estavam se se profissionalizando e criaram uma liga não-reconhecida pela FIFA. Assim, os platinos foram representados por jogadores amadores, vindo de clubes como Dock Sud, Sarmiento, Defensores de Belgrano e Desamparados.
  • Como na edição anterior em 1930, todos os vencedores de jogos foram conhecidos durante os 90 minutos regulamentares, foi neste Campeonato que ocorreu o primeiro prolongamento da história. No jogo Áustria e França, oitavos-de-final, houve empate 1-1 após os 90 minutos. No prolongamento a Áustria chegou a fazer 3-1 mas a França diminuiu, e pressionou a equipa austríaca até ao final sem conseguir o empate. Resultado: 3-2 para a Áustria, que foi para os quartos-de-final.
  • Neste Campeonato também ocorreu o primeiro jogo desempate da história dos Mundiais. Itália e Espanha empataram 1-1 após o prolongamento, pelo que, dois dias depois, as duas equipas encontraram-se em campo novamente, embora muito desfalcados. Principalmente a Espanha, que não pôde contar com o guarda-redes e capitão Ricardo Zamora, que se lesionou no primeiro jogo e não pode jogar o desempate. Resultado: 1-0 para os italianos, que foram às semifinais.
  • Na disputa do 3º lugar entre Alemanha e Áustria, as seleções não haviam levado equipamentos de reserva (ambas equipes eram alvinegras), pelo que os austríacos usaram a camisola do Napoles.
  • Waldemar de Brito, brasileiro que falhou penalti contra a Espanha, foi o responsável por descobrir Pelé no Bauru Atlético Clube e levá-lo para o Santos Futebol Clube em 1956.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caros selecionadores e adeptos da Liga dos Mundiais, agora já podem comentar as notícias publicadas no Blog. Agradeçemos apenas que, quando o fizerem, se não estiverem registados, se identifiquem na vossa mensagem. Os comentários construtivos e desportivos são sempre bem vindos.