terça-feira, 1 de novembro de 2011

França 1938: Curiosidades


  • O jornalista Vittorio Pozzo se tornou o primeiro (e até hoje único) técnico a conquistar mais de um Mundial. E o fez em torneios consecutivos.
  • Contra a França, a Itália seria obrigada a usar uma camisa de outra cor, já que o azul estava reservado para a seleção da casa. Assim, os italianos se apresentaram com camisa, calção e meias negras, a cor do fascismo.
  • A Áustria foi anexada pela Alemanha nazista em 1938 e deixou de ser um país independente. Por isso, os seus jogadores foram incorporados pela seleção alemã e não se pôde apresentar contra a Suécia nos oitavos-de-final. Foi a única falta de comparência da história dos Mundiais.


  • A Alemanha nazista se reforçou com jogadores austríacos mas na sua partida de abertura, não passou de um empate 1-1 com a Suíça. No jogo de desempate, ocorrido cinco dias depois, a Alemanha chegou a estar a ganhar por 2-0 mas os suíços não se deixaram abater e viraram o marcador, vencendo por 4-2 e eliminando a selecção alemã.
  • Cuba era a única selecção da Concacaf na competição. No jogo inicial conseguiram um empate em 3-3 com a Roménia. O destaque era o guarda redes Benito Carvajales, que na partida impediu cinco golos certos dos romenos. Quatro dias depois, o goleiro não participou do jogo-desempate. No seu lugar, jogou Juan Ayra. Carvajales estava comentando a partida para uma emissora da rádio de seu país. Neste jogo, Cuba eliminou a Roménia por 2-1, com golos de Héctor Socorro e Fernandez, com Dobay fazendo o golo romeno. Foi a primeira vez na história que uma selecção da Concacaf chegava aos quartos-de-final do torneio.
  • A Espanha era uma das favoritas ao Mundial, mas não pôde participar por estar em Guerra Civil.
  • O atacante polaco Ernest Wilimowski fez quatro golos na partida de estreia, mas sua selecção perdeu com o Brasil por 5 x 6 e foi eliminada. Nenhum jogador tem uma média de golos por jogo tão alta.
  • Nesse mesmo jogo, o atacante brasileiro Leônidas da Silva marcou um golo de pé descalço. No segundo tempo da partida, com a chuva que caiu na relva, e o barro que inundou o campo, Leônidas estragou a sua chuteira. Enquanto chuteira era consertada, o atacante fez um gol sem as chuteiras.
  • Depois da vitória italiana sobre o Brasil, o jornal "La Gazzetta dello Sport", influenciado pela ideologia fascista, escreveu: "Saudamos o triunfo da inteligência branca italiana sobre a força bruta dos negros".
  • A Itália era a única seleção com um avião à disposição para as deslocações dentro da França. As demais selecções tinham de usar o comboio ou o autocarro.
  • Foi o primeiro Campeonato Mundial com relatos transmitidos por rádio para vários países do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caros selecionadores e adeptos da Liga dos Mundiais, agora já podem comentar as notícias publicadas no Blog. Agradeçemos apenas que, quando o fizerem, se não estiverem registados, se identifiquem na vossa mensagem. Os comentários construtivos e desportivos são sempre bem vindos.