domingo, 10 de julho de 2011

História dos Mundiais: O Troféu do Campeonato do Mundo




O Troféu do Campeonato do Mundo FIFA é de ouro e é entregue aos vencedores de cada edição da competição. Desde o Mundial de 1930 houve dois troféus: A Taça Jules Rimet e a Taça FIFA.
Taça Jules Rimet (Na foto à direita)
A Taça Jules Rimet foi o prémio original do Campeonato do Mundo FIFA. Originalmente designada por "Vitória", mas conhecida simplesmente como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi oficialmente renomeada em 1946 em honra ao presidente da FIFA, Jules Rimet. Criada por Abel Lafleur, feita de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, tinha a forma de uma taça octogonal, apoiada por uma figura alada representando Nique, deusa grega da vitória (em grego, Νίκη, Níkē).
Durante a Segunda Guerra Mundial o troféu ficou com a Itália. Ottorino Barassi, o vice-presidente da FIFA e presidente da Federação Italiana de Futebol, escondeu-a numa caixa de sapatos debaixo de sua cama temendo que ela fosse roubada pelos nazistas.
Contudo, a taça acabou sendo roubada duas décadas depois, durante uma exibição pública no Westminster Central Hall, Inglaterra, quatro meses antes do Campeonato do Mundo de 1966. A taça só foi encontrada sete dias depois, embrulhada em jornal num jardim em South Norwood, Londres, por um cão chamado "Picles”. A seleção brasileira ganhou o troféu pela terceira vez em 1970, ganhando por isso o direito da posse permanente. Contudo, a taça foi roubada em 1983 no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada; acredita-se que os ladrões a tenham derretido para vendê-la.
Taça FIFA (Na foto à esquerda)
O troféu está em exibição em Fortaleza, indicando as vezes que o Brasil a venceu.
O troféu que substituiu a Taça Jules Rimet foi a Taça FIFA, apresentada no Campeonato do Mundo FIFA de 1974. Criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni, mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro maçiço com uma base (13 cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6,17 kg, tem duas figuras humanas segurando o planeta Terra.
A taça tem visivelmente gravada "The FIFA World Cup" na base, bem como o nome de cada país cuja seleção tenha sido campeã do Mundo. Até o momento sete campeões foram gravados. Não se sabe ainda se a FIFA vai retirar a taça após todos os espaços serem ocupados na base.
Ao contrário da taça Jules Rimet, a Taça FIFA não ficará em definitivo com nenhuma selecção mesmo que ganhe três campeonatos consecutivos ou cinco alternados. A taça poderá ser trocada quando forem ocupadas todas as placas com os nomes dos países campeões, assim sendo ela ficará em poder da FIFA.
Antes que isso aconteça, o campeão do torneio fica com o troféu por quatro anos e após isso recebe uma réplica da original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caros selecionadores e adeptos da Liga dos Mundiais, agora já podem comentar as notícias publicadas no Blog. Agradeçemos apenas que, quando o fizerem, se não estiverem registados, se identifiquem na vossa mensagem. Os comentários construtivos e desportivos são sempre bem vindos.