sexta-feira, 8 de julho de 2011

História dos Mundiais: URUGUAI 1930


O Mundial de 1930 foi a primeira edição do Campeonato do Mundo de Futebol. Sediada no Uruguai, a competição ocorreu entre 13 e 30 de julho envolvendo treze selecções. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu, a maioria no Estádio Centenário, que foi construído especialmente para o torneio. A FIFA escolheu o Uruguai como país sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário da sua independência e a Seleção Uruguaia vinha de dois títulos olímpicos conquistados.
Não houve eliminatórias e apenas treze nações se inscreveram: sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte. Poucas selecções europeias decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem.
As duas primeiras partidas da história da Campeonato do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. O primeiro golo dos Mundiais foi marcado por Lucien Laurent da França. Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 num estádio com 93.000 espectadores e se tornou a primeira nação a vencer um Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caros selecionadores e adeptos da Liga dos Mundiais, agora já podem comentar as notícias publicadas no Blog. Agradeçemos apenas que, quando o fizerem, se não estiverem registados, se identifiquem na vossa mensagem. Os comentários construtivos e desportivos são sempre bem vindos.