sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Giuseppe Meazza


Giuseppe "Peppino" Meazza (Milão, 23 de Agosto de 1910 - Rapallo, 21 de Agosto de 1979) foi um futebolista italiano, considerado um dos melhores daquele país.
Meazza jogou nos três maiores clubes italianos, o que inclui os dois de sua cidade-natal, Internazionale e Milan, além da Juventus, de Turim. Mesmo tendo passado por estes dois últimos times, os maiores rivais da Inter, tem sua imagem clubística mais apegada à equipe azul e preta. O estádio da cidade de Milão leva oficialmente o seu nome.
Marcou uma época também por suas fintas; sua jogada característica era provocar os guarda redes adversários quando ficava sozinho de frente para eles, chamando-os na sua direção, para driblá-los e completar com um golo de baliza aberta. O tempo em que jogou costuma ser referido como "os anos Meazza" pelos italianos.
É ainda o segundo maior goleador da Seleção Italiana, sendo um dos únicos jogadores que participaram nas conquistas dos Mundiais de 1934 e de 1938, por muito tempo os dois únicos títulos italianos nos mundiais.
Meazza faleceu em 1979, a dois dias de completar 69 anos. O Estádio San Siro, de Milão, foi imediatamente rebatizado Stadio Giuseppe Meazza, em homenagem justa a um dos maiores jogadores italianos da primeira metade do século XX e um dos mais célebres a ter jogado nas duas grandes equipas da cidade, onde ele também nasceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caros selecionadores e adeptos da Liga dos Mundiais, agora já podem comentar as notícias publicadas no Blog. Agradeçemos apenas que, quando o fizerem, se não estiverem registados, se identifiquem na vossa mensagem. Os comentários construtivos e desportivos são sempre bem vindos.