sábado, 25 de agosto de 2012

Regras da Liguilha dos Mundiais


Objetivo: A Liguilha dos Mundiais tem o objetivo de motivar as equipas e treinadores que não foram apurados para as finais do Mundial, dando-lhes uma competição alternativa.

Prémio:  O vencedor da Liguilha dos Mundiais figurará no Mural dos vencedores da época (descrição da Liga dos Mundiais) juntamente com o Campeão Mundial, Vice, terceiro e quarto classificados.

Participantes:  Todos as seleções não apuradas para as finais da Liga dos Mundiais são automaticamente convocadas para participar na Liguilha (excepto seleções sem treinador).

Organizador:  O Administrador da Liga dos Mundiais é o responsável por organizar o sorteio da Liguilha dos Mundiais, enunciar os apurados para as fases seguintes e dar conhecimento aos participantes de forma atempada dos sorteios e das decisões arbitrais.

Os jogos:  Como se trata de uma prova não oficial, a Liguilha dos Mundiais realiza-se com base em jogos amigáveis. Por essa razão é fundamental os participantes estarem atentos aos sorteios e às respetivas obrigações de convidarem atempadamente os seus adversários (caso o sorteio os defina como equipa da casa) ou aceitarem o convite do seu adversário (caso tenham sido escalados como equipa forasteira. Muito Importante: As equipas participantes na Liguilha dos Mundiais não podem participar em outros amigáveis que não os definidos no sorteio, sob pena de serem desclassificados por irregularidade.

O sorteio:  O processo de sorteio da Liguilha dos Mundiais começa por elaborar uma lista das equipas não apuradas ordenadas por ordem decrescente da classificação obtida durante a fase de grupos (+pontos; maior diferença de golos; mais golos marcados). Depois as equipas da segunda metade da tabela recebem as da primeira metade (expto na 1ª eliminatória cujo objetivo é encontrar as 16 seleções dos 8ºs de final, realizando-se apenas os encontros necessários para chegar a esse nº de apurados. Os mais fortes ficam isentos da 1ª eliminatória.

Os resultados:  Como é sabido, os amigáveis podem ter três resultados, vitória da casa, empate ou vitória forasteira. Para efeitos de apuramento para a fase seguinte, segue em frente a equipa da casa, em caso de vitória, ou a equipa forasteira, em caso de empate ou vitória.

Conselho de disciplina:  O Administrador da Liga dos Mundiais decide quem são os apurados a fase seguinte sempre que o jogo não se realize, sendo penalizado quem não cumpriu com as regras de marcação dos jogos.

Marcação dos jogos:  Uma vez sorteados os encontros da Liguilha dos Mundiais (e comunicado o sorteio), as equipas da casa devem proceder ao convite dos seus adversários até, 24 horas antes da realização da partida, e enviar um mail ao Administrador da Liga com uma cópia do convite efetuado (Prova do convite). O convidado (equipa forasteira) deve aceitar o convite até ao máximo de 2 horas antes da realização do encontro.

ATENÇÃO: Caso a hora do jogo já tenha passado, não devem ser aceites convites por ser tarde de mais (todo e qualquer convite efetuado perde a validade para efeitos de continuação em prova. A decisão de quem seguirá em frente pertence agora ao Conselho de Disciplina da Liga).

Duração da Prova:  A Liguilha dos Mundiais realiza-se no mínimo em 5 jornadas (Pré-Eliminatória; 8ºs final; 4ºs final; Meias finais e Final), ou seja, a Final acaba por realizar-se sempre após o final da Liga dos Mundiais. Pode durante a realização haver jornadas de descanso para efeitos de acertos de calendário cabendo essa decisão ao Presidente da Liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caros selecionadores e adeptos da Liga dos Mundiais, agora já podem comentar as notícias publicadas no Blog. Agradeçemos apenas que, quando o fizerem, se não estiverem registados, se identifiquem na vossa mensagem. Os comentários construtivos e desportivos são sempre bem vindos.